O neuronavegador é um equipamento que auxilia o neurocirurgião na localização das estruturas do crânio, do cérebro e da coluna, como se fosse um "GPS".
É importante no planejamento e na execução de cirurgias, principalmente nas dos tumores cerebrais e nas artrodeses de coluna.
Nos tumores cerebrais, o sistema de neuronavegação facilita o planejamento das cirurgias, o que permite uma abertura menor do cranio.
É importante também na delimitação de lesões que muitas vezes apresentam características semelhantes ao tecido cerebral normal, dificultando a ressecção total do tumor sem esse equipamento.
A utilização nessas cirurgias diminui muito o risco de sequelas neurológicas e melhora o resultado do tratamento.
Outro benefício é na artrodese, fixação da coluna com parafusos, o que muitas vezes é necessária em processos degenerativos e nos tumores metastáticos espinhais; o neuronavegador facilita a inserção dos parafusos nos ossos da coluna, diminuindo o risco de lesão das raízes e da medula.
Como esse equipamento não emite raio-x, diferente da radioscopia, tanto o paciente como o médico são beneficiados, uma vez que não estão expostos à radiação.
O Dr. Rodrigo fez o treinamento para a utilização do neuronavegador em Munique, Alemanha.